Você precisar aprender a dar banho nos seus pais idosos

Se precisar, você sabe dar banho nos seus pais e avós? Se sente seguro?

Muitos idosos na velhice conseguem manter-se saudáveis, lúcidos e ativos desempenhando regularmente suas atividades; entretanto, outros passam por muitas transformações físico-mentais e inclusive situações de extremas debilidade em que terão dificuldades para vestir-se, alimentar-se, andar e fazerem a própria higiene e tomarem banho.

Tenho uma mãe octogenária e sei da dificuldade em organizar seu próprio tempo para cuidar do idoso e do desgaste emocional, mas precisam da nossa ajuda! E pode chegar o momento em que você terá que dar banho em seu ente querido idoso. Muitas vezes não aceitam que nenhum “estranho” (como um cuidador) dê banho neles. Até essa barreira ser vencida, é sua responsabilidade.

Algumas dicas para te ajudar:

1- Quebrando a resistência ao banho

O banho em idoso pode ser tarefa difícil de conseguir executar, pois, uns dizem que não saíram de casa e não estão sujos, outros afirmam que estão sempre limpos já que não fazem nenhuma tarefa e não transpiram, que está muito frio, podem dizer que tomar banho todo dia pode ferir a pele que já está fraca. Alguns podem dizer até que é perigoso pois podem cair no banheiro. Sua tarefa: convencê-los.

2- Número de banhos e horários

No mínimo um banho diário para todos. Muitos idosos saudáveis saem para suas atividades diárias e chegam suados ou com poeiras em suas roupas, já outros ficam no conforto do lar e com poucas atividades, e outros têm doenças degenerativas com perda de memória e ficam acamados com fraldas e evacuam durante o dia. Assim é preciso compatibilizar cada um deles. Alguns casos dois, três ou mais banhos são necessários, para evitar doenças ou infecções. Um horário adequado que muitos preferem é entre 15 e 17 horas, quando o dia ainda está quente.

3- Segurança no banheiro

Banheiro é o lugar mais frequente de quedas e fraturas ósseas em idosos. É essencial a instalação de corrimão, apoios em parede, colocar tapetes antiderrapantes e deixá-los com chinelos de borracha para sua segurança

4- Conforto

Ficar em pé pode ser difícil para muitos idosos, pois podem cansar ou terem tontura e se desequilibrarem. Tenha sempre um banco de quatro pés ou preferencialmente uma cadeira firme dentro do banheiro

5- Temperatura

Uma das principais objeções ao banho em idosos é devido à “friagem”, visto que na terceira idade eles têm menor capacidade de conservarem a temperatura do corpo. Feche sempre todas as janelas e portas para evitar correntes de ar frio. E sempre regule a temperatura da água próxima dos 30 graus Celsius para maior conforto e aceitação.

6- Material para banho

Olhos, ouvidos e peles estão mais sensíveis na velhice e podem desenvolver alergias a produtos de higiene. Sair do banho com olhos ardendo é terrível. Isso fará você ter dificuldade em fazer o idoso tomar banho. Use sempre xampu e sabonetes suaves.

7- Toalhas e vestimentas

A pele de idosos é frágil, muitas vezes solta mesmo com o menor trauma. No momento de secá-los, utilize toalhas suaves e macias. Para idosas obesas, orientamos utilizar um secador de cabelos para regiões debaixo das mamas e genitálias. Importantíssimo: sempre as roupas, pijama, blusas, meias deverão estar numa bancada no banheiro para vesti-los.

Viu como não é tão difícil?

Hábitos de higiene precisam ser mantidos, ou aperfeiçoados na terceira idade para que o idoso se sinta sempre cheiroso e disposto e saudável. E é seu dever proporcionar isso a ele.

Falo sobre a importância do banho e dicas para auxiliar nessa atividade no vídeo abaixo:

Man photo created by freepik – www.freepik.com

Compartilhar: