Você passa dormindo 33% de sua vida. Para que um bom sono seja reparador e eficiente muitos eventos acontecem dentro do nosso corpo. Na terceira idade surgem muitas alterações nos músculos, tendões, coluna vertebral e especialmente nas articulações (ombros, quadril e joelhos) com os malvados “bicos de papagaio” que tanto atormentam. 

O idoso pode ser saudável e ativo, possuir limitações físicas como amputações de parte de membros, artrite reumatoide deformante ou apresentar sequelas de derrame cerebral ou doenças degenerativas como doença de Alzheimer e ficarem 24 horas em cima do leito. Para qualquer um, um bom colchão é essencial. 

Algumas dicas abaixo:

1- Cama e altura 

Para o idoso, a cama é indispensável já que o enfraquecimento muscular e a perda de equilíbrio são fatores naturais no processo de envelhecimento que podem propiciar quedas e fraturas. 

A cama precisa ter altura mais baixa, algo em torno de 45 a 65 centímetros para conseguir firmar o pé e encostá-lo no chão e assim se levantar com mais segurança. O estrado reforçado ajuda a evitar acidentes. 

2- Colchões  

Espuma 

O colchão ter a densidade correta acomodará bem as partes do corpo, ajudando a relaxar as articulações e a diminuir a pressão sobre a coluna durante a noite, pois distribui bem o peso do idoso. Em geral D30 ou D33 são firmes e confortáveis, melhorando os problemas de coluna, como vícios posturais, hérnia de disco, escoliose, lordose e dores devido à compressão do nervo ciático. 

Casca de ovo 

A utilização da manta de “casca de ovo” tem finalidade de prevenir escaras e feridas em idosos acamados continuamente devido a sequelas de derrame, Alzheimer ou fraturas. 

3- Limpeza e validade 

O excesso de urina durante a noite é comum na terceira idade e podem molhar o colchão até mesmo com fraldas. Use uma capa plástica no colchão, mas caso molhe é recomendado secar com papel toalha para limpar o colchão, espalhar bicarbonato em pó na área, deixando-o agir por 30 minutos. Depois, retire o excesso de produto com um pano úmido e deixe o colchão ventilar.  

Com certeza com uma boa cama e um bom colchão seu papai e mamãe terão uma excelente noite de sono.  

Lembrando que tudo tem validade, e a dos colchões geralmente é 3 anos, mesmo que pareçam novos. 

Neste vídeo dou mais dicas: 

People photo created by shurkin_son – www.freepik.com

Compartilhar: