Na terceira idade a autonomia e a independência funcional são dois fatores primordiais para uma boa qualidade de vida. Sua perda com certeza restringirá a mobilidade. Na infância, as quedas em geral não produzem tantos problemas graves; porém especialmente após os 80 anos, podem ser traumáticas e pôr em risco a própria vida. Veja abaixo algumas causas e atitudes para evitá-las.

Várias são as possíveis causas de quedas em idosos. Com o aumento da expectativa de vida, idosos procuram inúmeras atividades para manterem-se bem ativos, o que é louvável. Os exercícios físicos devem ser praticados de acordo com as limitações de cada um, e uma avaliação com profissional antes de iniciar uma atividade física, ou mesmo para continuar a praticando, dá mais segurança.

Ruas e calçadas irregulares são comuns; também dentro da própria casa há inúmeros ambientes que podem ser culpados pelas quedas, especialmente banheiro, quarto, cozinha e quintal. Para que os lares não virem verdadeiras armadilhas, escadas devem ser evitadas, não deve haver excesso de móveis no caminho de deslocamento, banheiros devem ter pisos antiderrapantes e especialmente cômodos com boa iluminação.

Além disso, é importante atenção do idoso ao se locomover. Se estiver distraído e não prestar atenção no que está fazendo, os riscos aumentam. Alongamentos permitem maior controle do corpo, e são recomendados antes de exercícios e ao acordar.

O próprio envelhecimento do corpo o deixa mais suscetível. Ter boa visão e boa audição, controles dos níveis de pressão arterial, do diabetes, das dores decorrentes de artroses e artrites e fortalecimentos dos músculos e articulações tornam o cotidiano mais seguro. Acompanhamento médico de rotina é fundamental.

Os cuidados deverão ser mais intensificados com idosos que passam longo tempo inativos, acamados. O retorno às suas atividades habituais deverá ser muito mais cuidadoso, pois fragilidades ainda estão presentes. A reabilitação fisioterápica pode ser essencial. A prevenção é sempre o caminho mais seguro e menos estressante.

House photo created by rawpixel.com – www.freepik.com

Compartilhar: