Cuidados para quem possui prótese dentária

Cuidados para quem possui prótese dentária

Já fomos o país dos desdentados, era assim que éramos conhecidos nas décadas de 70, 80 e 90. Boa parte desta triste estatística era por não haver prevenção, como água tratada com flúor, escovação periódica e adequada, dificuldade para acesso aos dentistas e alimentação muito à base de açúcares. Tudo isso propicia cáries e infecções dentárias. Assim, era preciso extrair os dentes! 

Melhoramos muito nos últimos 20 anos, mas grande parte dos idosos que estão na faixa dos 70 ou 80 anos ficaram sem os dentes e usam próteses dentárias.  

Com o processo de envelhecimento, há diminuição da quantidade e força dos músculos, artrose da articulação da mandíbula e reabsorção óssea, o que modifica intensamente a forma do rosto, portanto, usar uma prótese dentária por muito tempo é prejudicial. 

Tive um paciente que estava com 10 anos com a mesma prótese dentária e estava ocasionando ferimentos no osso aos poucos, mesmo sem sentir dor. 

Veja abaixo que cuidados tomar:

1) Idosos após 60 anos precisam ainda mais ir semestralmente ao dentista para avaliação da boca, língua e palato (céu da boca) para afastar tumores.  

2) Como os dentes em idosos são escuros, frágeis e quebradiços, podem surgir cáries e necessitar de restaurações. Novamente, a ida semestral ao dentista é essencial. 

3) Quando há ausência de dentes e usa-se prótese dentária, a consulta do dentista verificará o tempo e poderá ser feita nova moldura e nova prótese. A prótese dentária tem prazo de validade

4) A prótese dentária móvel precisa ser limpa com escova e creme dental toda vez que se alimentar. Em seguida deve ser higienizada com produtos adequados e guardada em ambiente limpo, numa caixa apropriada e sem exposição ao sol para não ressecar e quebrar

Você, filho/a, deve acompanhar seu idoso e cuidar da sua higiene e “dentes artificiais”, mantendo a boca saudável e um belo sorriso. Esses passos simples impactam de grande maneira na saúde bucal deles. 

Neste vídeo, falo que muito além da escovação dos dentes, existem outros cuidados importantes para cuidar da boca e dentição. 

Smile photo created by Racool_studio – www.freepik.com

CompartilharFacebookTwitter
Join the discussion

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Please note

This is a widgetized sidebar area and you can place any widget here, as you would with the classic WordPress sidebar.

BAIXE O E-BOOK GRÁTISBaixe agora o e-Book “7 Dicas para Cuidar dos Pais em Casa” de autoria do Dr. Sergio Munhoz. Um guia com dicas simples e muito práticas que irão ajudar você a trazer mais qualidade de vida e felicidade para quem já cuidou de você uma vida inteira. É só preencher seu nome e seu e-mail abaixo que a gente manda ele pra você!
Fale conosco