Ajude seus pais e avós a realizarem seus sonhos

Você sabia que 50% dos idosos acima de 60 anos tem uma vida saudável e totalmente independentes? Envelhecer bem significa, também, envelhecer com qualidade de vida. Mas o que fazer com todo o tempo disponível? Esta pergunta é feita ao próprio idoso, aos familiares e à sociedade de um modo geral.  

Traçar planos e cumprir metas para um idoso às vezes pode ser complicado, visto que muitos não conseguiram concluir seus estudos e nem sempre a aposentadoria propicia condições financeiras favoráveis. Mas muita coisa pode ser feita para os próximos dez, vinte anos ou mais, sonhos podem ser realizados. Veja logo abaixo: 

1- Viagens 

Ir à terra natal rever parentes. Sentir o cheiro da terra, a boa comida e relembrar a infância querida. Ônibus, carro ou até avião são opções. Pelo estatuto do idoso, ele tem direito a passagens gratuitas.  

2- Estudos 

Quase 15% da população brasileira ainda não sabe ler e nem escrever, a maioria são idosos. Hoje existem muitos cursos públicos com horários e dias que, com dedicação, é possível escrever num papel sua história. Para outros o sonho é concluir ou mesmo começar um curso superior. 

3- Empreender 

Muitos idosos desejavam, quando eram jovens, terem seu próprio negócio. A terceira idade pode ser uma nova oportunidade. É importante que compreendam que muitas coisas mudaram nos últimos 30, 40 anos, muita informação e tecnologia. Ir ao Sebrae para obter informações é uma ótima opção para começar, e é gratuito. 

4- Cuidar da saúde 

Colocar a carteirinha de vacinação em dia, restaurar os dentes, fazer reeducação alimentar e buscar praticar esportes permitem ao idoso viver mais e com melhor qualidade de vida. 

Nem todos idosos possuem planos de saúde, todavia o SUS permite obter consultas médicas e odontológicas. Agendamento se faz via telefone ou internet. Para todo início de cuidados no processo de envelhecimento é importante iniciar pela visão, audição e coração, pois causam maior impacto no cotidiano. 

5- Preservar a autonomia   

Ir à feira livre semanalmente, retirar em seu banco o dinheiro da aposentadoria, participar de grupos de dança, de dominó ou cartas são atitudes que devem ser exercidas por aqueles idosos que possuem boa memória, conseguem caminhar sem dores e que conhecem os riscos das ruas nas grandes cidades.  

— 

Estimule, incentive e ajude seus entes queridos idosos. Ajude-os em seus sonhos! 

People photo created by bearfotos – www.freepik.com

Compartilhar: