8 dicas para preservação dos dentes de idosos

Os dentes são para vida a toda. Então para que durem 80, 100 anos, é preciso cuidar bem deles.  

 No processo de envelhecimento tornam-se mais escuros, quebradiços e tenderão a cair. Quando nosso idosos eram jovens, a água potável não continha flúor, talvez não usassem creme dentais adequados e nem sempre tinham assistência odontológica.  

Veja abaixo 8 dicas para preservação dos dentes em idosos:

1- Após QUALQUER refeição escove os dentes.  Restos de alimentos danificam mais ainda os dentes durante a noite pela diminuição da saliva. O ideal é esperar 30 minutos após a refeição, mas se não puder, escove antes.  

2- As escovas devem ser tamanho 30 ou 35 macias e serem trocadas mensalmente. Use cremes dentais suaves e brandos para idosos, já que a mucosa oral e gengival é mais sensível. A quantidade de creme dental é pequena, normalmente metade ou um terço das cerdas da escova. Cremes dentais com fluoreto ajudam a reduzir o aparecimento de cáries em 40%.  

3- Os movimentos da escovação precisam ser adequados e não é necessário colocar força, pois poderá machucar a boca. E não vai deixá-la mais limpa. Deve-se escovar todos os dentes e a gengiva. Os restos alimentares não ficam presos nos dentes, mas sim nas bases e entre os dentes.  

4- O tempo para escovar os dentes é de cerca de dois a três minutos. Muitos idosos o fazem muito rápido, contribuindo para uma má escovação.  

5- Muitos idosos não gostam de usar fita e fio dental, alguns ainda não abandonaram o “palito”, que fere e nem sempre retira os excessos.  

6- O raspador de língua é imprescindível para idosos, devido à diminuição da saliva e das papilas gustativas. A língua fica mais saburrosa, facilitando o acúmulo de restos alimentares. Sempre faça a raspagem da língua após qualquer refeição, seja ela pequena ou grande.  

7- Muitos idosos aderiram ao enxaguante bucal após as refeições para desinfetar a boca; mas ele não remove o que está entre os dentes. Então, não substitui a escovação.   

 8- Para manter a boca saudável e sem cáries, programe ir ao dentista pelo menos duas vezes por ano.   

 O assunto é extenso; poderíamos falar sobre implantes dentários, próteses e sua conservação, diagnóstico de cânceres, cigarro, álcool e muito mais.  Cuide da saúde bucal do seu ente querido idoso!

Woman photo created by karlyukav – www.freepik.com

Compartilhar: