6 dicas nos cuidados com infecção urinária em idosos

Você sabia que entre as causas de confusão mental que não são relacionadas com problemas neurológicos está a infecção urinária? Os idosos muitas vezes não têm os sintomas clássicos da infecção urinária e a família precisa ficar atenta, às vezes uma sonolência ou uma agitação podem ser indícios de infecção. 

Nas mulheres idosas, o risco de infecção urinária se eleva com a diminuição da produção de estrogênio com ressecamento e a inflamação das paredes vaginais, enquanto nos homens idosos, a causa principal é o aumento da próstata, dificultando o esvaziamento da bexiga. Em ambos, normalmente não há febre, mas presença de urina com forte odor e às vezes sangue ou pus. 

O uso de fraldasem idosos requer muito mais atenção para evitar infecções urinárias, especialmente infecções repetidas. As fraldas não devem ser apertadas e nem estarem úmidas. As trocas devem ser constantes (sem economia!). 

Veja abaixo orientações para prevenção: 

1- Homens e mulheres idosos: devem beber bastante água diariamente (2 litros no mínimo-  uma garrafa e copo com marcadores ajudam) e não deixar de ir ao banheiro quando sentirem vontade de urinar, não segurar o xixi. 

2- Mulheres, especialmente idosas, devem evitar usar as duchas vaginais e sempre quando forem ao banheiro, devem limpar a região do períneo com o papel higiênico no sentido frente para trás. Um banho é melhor! 

3- Idosos, logo depois da relação sexual, ambos devem urinar. É uma atitude que pode evitar infecção da bexiga. O xixi lava a uretra ajudando a eliminar bactérias. 

4- Recomendamos a ida ao ginecologista para a reposição hormonal. Acompanhe sua mãe ou sogra.  

5- Recomendamos a ida ao urologista para exames de sangue PSA e de toque retal para verificar condições da próstata. Acompanhe seu pai ou sogro. 

6- Filhosquando seu ente querido tiver infecção urinária, o primeiro passo antes de tratar é reconhecer qual é a bactéria responsável pelo problema. Colher uma cultura de urina é fundamental.  

No vídeo abaixo temos mais informações:

Food photo created by jcomp – www.freepik.com

Compartilhar: