50% daqueles que estão acima de 60 anos apresentam pelo menos um tipo de dor. E infelizmente a grande maioria dos idosos não tem tratamento ou o tratamento é parcial, ocasionando intenso sofrimento.  

Veja algumas orientações para idosos com quadro de dor: 

1) Correção da postura e posição 

Deve-se evitar ficar sentado por mais de 45 minutos numa posição. Pequenos intervalos de 5 minutos de descanso aliviarão. Se ficar sentado muito tempo, cadeiras apropriadas, com coxim, almofadas e descanso para os pés são recomendadas. Além disso, deve-se manter postura correta. Isso evita dores na cabeça, no pescoço e nas costas.  

2) Peso 

Obesidade não combina com qualidade de vida e produz dor. Elimine peso com reeducação alimentar e muito líquido para manter-se na faixa do ideal. Com peso equilibrado, será possível evitar dores no pescoço, nas costas, no quadril, nos joelhos e nos pés. 

3) Estresse 

Ninguém está livre do estresse do dia a dia. Importante manter harmonia no lar e organizar as finanças. Sem estresse será possível evitar as dores de cabeça, dores nos ombros, dores nas costas. 

4) Sono 

O sono não é para ser diminuído ou evitado, ele é fundamental para recuperação das atividades diárias. Uma boa cama, colchão e bons travesseiros farão diferença. Dormindo bem, será possível evitar as dores de cabeça e dores das articulações. 

5) Atividades físicas 

Fazer atividades físicas regularmente, como natação, pilates, caminhada, é essencial. Melhora o coração, dá maior disposição e alivia a dor. 

Cuidar do seu corpo é a melhor maneira de ter uma excelente qualidade de vida. 

Se o idoso está com dor no joelho, descubra o que pode estar causando e como resolver no vídeo abaixo. 

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