10 dicas simples e práticas para reverter a insônia em idosos

Se seus pais ou ente queridos idosos têm tido problemas para dormir, dormem pouco em relação à média dos idosos, ou despertam facilmente durante a noite e depois não conseguem adormecer, com certeza eles estão no quadro dos 33% que possuem insônia no Brasil. A insônia pode afetar e prejudicar a saúde física e mental, a situação poderá tornar grave pelas inúmeras complicações de não ter um sono reparador.

Seja pequeno ou grande o quadro de insônia, pode gerar baixa qualidade de vida, menor desempenho em suas atividades, tempo de reação e reflexo mais lento, maior risco de acidentes, problemas psiquiátricos (como depressão ou transtorno de ansiedade), excesso de peso, irritabilidade constante, aumento do risco de adquirir doenças de longo prazo (como hipertensão arterial, doenças cardíacas, diabetes) e abuso de substâncias – como cigarro, álcool, cafeína e outras drogas.

Isto é gravíssimo para a saúde deles especialmente se acompanhada de comorbidades como hipertensão arterial, diabetes e artrite reumatoide.

10 dicas simples e eficientes para orientar seus pais a dormirem bem a seguir:

1) Ajude-os a adotar horários regulares de sono: oriente-os a deitar e levantar habitualmente nos mesmos horários, mesmo nos fins de semana.

2) Oriente para que eles não tirem longos cochilos, máximo de 30 minutos, para não prejudicar o sono noturno.

3) Devem fazer uma atividade física, preferencialmente entre 8 e 11h, jamais depois das 17h.

4) Evitar bebidas com cafeína até cinco horas antes de dormir, especialmente café e chá-preto.

5) Jamais deve-se pular o jantar e substituir por lanches. Um caldo ou sopa de legumes fazem bem.

6) Idosos devem parar ingestão de bebidas alcoólicas. O envelhecimento traz alterações aos órgãos como fígado, tornando-os mais sensíveis. NUNCA devem ser usadas como indutoras do sono.

7) Evite exposição à luz a noite, desligando lâmpadas, computador, celulares e televisão.

8) Crie um local aconchegante para dormir, sem barulhos ou ruídos.

9) Muitos idosos não costumam banhar-se à noite, todavia um banho morno duas horas antes de dormir abaixa a temperatura corporal e relaxa, ajudando no sono.

10) Finalmente, não se deve “brigar” com a insônia. Ir para a cama sem sono não ajuda. É melhor fazer alguma atividade com pouca luz se despertar, retomar essas atividades até sentir sono novamente.

Mais informações no vídeo abaixo:


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